CONVOCAÇÃO: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será tema de reunião.

Regras – direito e deveres dos beneficiados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esse será o tema central de uma reunião organizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação de Mirim Doce, marcada para essa quarta-feira, dia 11, às 19h, na sala de reuniões do CRAS.
O Serviço de convivência atende atualmente cerca de 90 alunos do município, com encontros nas quintas e sextas-feiras. E a secretária Gisiéli Simplicio Caetano deixa claro que pelo menos um responsável por esses beneficiados está sendo CONVOCADO a participar desse importante momento dedicado ao esclarecimento a respeito do programa.
Na pauta da reunião vão estar assuntos voltados ao funcionamento do atendimento do serviço para final de ano e para ano de 2018 e outros assuntos pertinentes. “Sua presença é fundamental para a efetividade da permanência do seu filho no CRAS”, destaca Gisiéli.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Dia: 11 de outubro, quarta-feira.
Hora: 19 horas.
Local: Sala de reuniões do CRAS.
_____________________________________________

***** Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – publicado em 22/06/2015 / Ministério do Desenvolvimento Social.

O QUE É: O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

UNIDADE DE OFERTA: O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.

PÚBLICO ATENDIDO: Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

OBJETIVO: O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
AÇÕES/ATIVIDADES: Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

*Crianças até 6 anos
*Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
*Adolescentes de 15 a 17 anos
*Jovens de 18 a 29 anos
*Adultos de 30 a 59 anos
*Pessoas Idosas