CRAS – Familia Cidadã

Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS:

Desenvolver um conjunto de ações de atenção às famílias, abrangendo o procedimento psicológico e social, com abordagens individuais ou grupais.

Encaminhar, quando necessário, para o acesso a benefícios e para programas e projetos sociais da rede de proteção básica e especial, e a articulação e desenvolvimento de ações intersetoriais que potencializem a convivência familiar e comunitária e a melhoria das condições de vida das famílias.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

Trabalho social com famílias, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

É um serviço desenvolvido a crianças e adolescentes no horário extra escolar, tendo como foco a construção de espaços de convivência  para oportunizar experiências que favoreçam a socialização e o desenvolvimento das potencialidades. As atividades desenvolvidas no SCFV são: artísticas, culturais, esportivas e recreativas, envolvendo dança, música, jogos, brincadeiras, desenho e pintura.   Usuários: Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda , encaminhadas pelos serviços de Proteção Social Básica CRAS e de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e/ou inscritas no Cadastro Único.

Usuários: Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial:

  •  Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
  •   Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
  •  Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
  •   Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.