Educação Infantil de Mirim Doce utiliza trabalho de campo como instrumento facilitador de aprendizagem

A ida ao parque, as praças, ao campo de futebol, aos pastos em meio às

árvores e as brincadeiras na lam. Boa parte das pessoas só realiza estas

atividades quando a escola proporciona.

Seguir o curso do rio, brincar na lama após um dia de chuva, coletar folhas

caídas das árvores fazem parte da rotina de trabalho dos pequenos aprendizes

da turma do Pré I, da professora Adriana Schell Felácio, contemplados com o

Projeto Água Fonte de Vida.

Permitir que as crianças explorem o ambiente externo à sala de aula, além de

diversificar a rotina, fazem com que elas sejam autoras de seu próprio

conhecimento, melhor ainda, vivenciam o que aprendem, pois não

desenvolvem o conteúdo de modo reproduzido e sim vivenciado, criando uma

visão própria e ampla do mundo.

Segundo a professora, a importância desse tipo de atividade está em

fazer com que as crianças se sintam sujeitos ativos em relação ao seu

posicionamento enquanto aprendizes e para isso o estudo de campo deve ser

considerado um instrumento pedagógico que vai além do entendimento comum

de passeio.

Sair com as crianças a campo é uma atividade que rompe com o saber limitado

construído no ambiente escolar, proporcionando assim, um conhecimento mais

significativo para a criança, enriquecido e bastante eficiente com relação ao

processo ensino e aprendizagem dos pequenos aprendizes.

Importante considerar que, por ser um método didático que auxilia o professor

em suas aulas, requer planejamento antecipado para que aconteça a articulação

dos conhecimentos apreendidos em sala de aula com a observação direta dos

fenômenos naturais. Assim as crianças podem exercitar suas habilidades de

observação e senso crítico e compreender melhor o ambiente a qual estão inseridas.

 

Texto: Adriana Schell Felácio

 

Fotos: DIVULGAÇÃO

Contato: Elaine Borghesan, secretária de Educação, 9 9621-0893