PLANO MUNICIPAL DO TURISMO DE MIRIM DOCE

Conforme sistematizado no site da Prefeitura de Mirim Doce (2023), o município de Mirim Doce tem a origem do nome do município decorrente da presença de uma abelha pequenina, chamada “mirim” e conhecida por produzir mel azedo, que chamou a atenção dos colonizadores porque ali produzia mel doce. A região onde se localiza Mirim Doce foi uma das mais castigadas pelos conflitos da Guerra do Contestado. Antes, no final do século XIX, foi passagem de tropeiros que levavam couro, gado e carne-seca do Rio Grande do Sul para São Paulo. No início do século XX, a localidade chamava-se Depósito, por armazenar toras de madeira utilizadas por militares na guerra, que durou de 1912 a 1916, mas não existe nenhum registro deste fato.