Grupo de caminhada “Bem Estar” terá dois dias de atividade semanais
O educador Físico Luiz Henrique de Barros que iniciou seus trabalhos na Prefeitura Municipal de Mirim Doce em março de 2017 vem desenvolvendo junto da Secretaria de Saúde um trabalho que traz inúmeros benefícios à saúde da população. No município existe o grupo de caminhada “Bem Estar” que reúne pessoas das diversas idades com disponibilidade de tempo. Esse grupo, no ano passado, realizava algumas atividades físicas todas as sextas-feiras. Agora, conforme a secretária de Saúde Cláudia, “o grupo estará reunindo-se nas quartas e sextas-feiras aumentando assim o ritmo de atividades físicas que são desenvolvidas”.
Conforme o educador físico Luiz Henrique “minha função junto a secretaria é de complementar a saúde da população, remediando e prevenindo” destacou. E, a função de prevenir vem ao encontro dos trabalhos desenvolvidos por esse grupo. Nesta quarta-feira (24) o grupo Bem Estar reuniu-se às 8h15 onde inicialmente são aferidas as pressões de todos participantes. Logo após, conforme Luiz é realizado alongamento com posterior caminhada de um quilômetro para os idosos e, de 2,4 quilômetros para os participantes mais preparados fisicamente. “Do grupo participam idosos, adultos e aleatoriamente algumas crianças” explica.
Quando chegam na pracinha central da cidade são realizados diversos exercícios com os equipamentos da academia ao ar livre. É novamente aferida a pressão dos participantes e finalizando com alongamento novamente. “O tempo vai de uma a uma hora e meia de exercícios. Quando chove realizamos as atividades dentro do ginásio fazendo caminhada ou exercícios com bola” explica o educador físico.
“Para aqueles participantes com maior frequência vimos a melhora no condicionamento físico, muscular e mental como também o controle e melhora na pressão arterial” destaca Luiz. A participação e incentivo da Secretaria de Saúde em ações preventivas é priorizada evitando que a população fique sedentária e aumente as filas com problemas crônicos de saúde. “Além do educador físico que foi contratado através de serviço terceirizado desde março de 2017, o grupo recebe acompanhamento de uma técnica de enfermagem ou mesmo a enfermeira da unidade de saúde. Também é constante a participação de duas ACS – Agentes Comunitárias de Saúde no auxílio dos trabalhos” destaca a secretária Cláudia.