Educação Infantil de Mirim Doce utiliza trabalho de campo como instrumento facilitador de aprendizagem
A ida ao parque, as praças, ao campo de futebol, aos pastos em meio às
árvores e as brincadeiras na lam. Boa parte das pessoas só realiza estas
atividades quando a escola proporciona.
Seguir o curso do rio, brincar na lama após um dia de chuva, coletar folhas
caídas das árvores fazem parte da rotina de trabalho dos pequenos aprendizes
da turma do Pré I, da professora Adriana Schell Felácio, contemplados com o
Projeto Água Fonte de Vida.
Permitir que as crianças explorem o ambiente externo à sala de aula, além de
diversificar a rotina, fazem com que elas sejam autoras de seu próprio
conhecimento, melhor ainda, vivenciam o que aprendem, pois não
desenvolvem o conteúdo de modo reproduzido e sim vivenciado, criando uma
visão própria e ampla do mundo.
Segundo a professora, a importância desse tipo de atividade está em
fazer com que as crianças se sintam sujeitos ativos em relação ao seu
posicionamento enquanto aprendizes e para isso o estudo de campo deve ser
considerado um instrumento pedagógico que vai além do entendimento comum
de passeio.
Sair com as crianças a campo é uma atividade que rompe com o saber limitado
construído no ambiente escolar, proporcionando assim, um conhecimento mais
significativo para a criança, enriquecido e bastante eficiente com relação ao
processo ensino e aprendizagem dos pequenos aprendizes.
Importante considerar que, por ser um método didático que auxilia o professor
em suas aulas, requer planejamento antecipado para que aconteça a articulação
dos conhecimentos apreendidos em sala de aula com a observação direta dos
fenômenos naturais. Assim as crianças podem exercitar suas habilidades de
observação e senso crítico e compreender melhor o ambiente a qual estão inseridas.
Texto: Adriana Schell Felácio
Fotos: DIVULGAÇÃO
Contato: Elaine Borghesan, secretária de Educação, 9 9621-0893