Escola de Mirim Doce promove projetos voltados ao meio ambiente.

Unidades de ensino da rede municipal organizam dinâmicas próprias de trabalho e um dos exemplos é o projeto: É preciso viver em harmonia com o meio ambiente, do Centro de Educação Infantil (CEI) Martha Wulff Zimmermann. Dessa forma, crianças têm o ensino direcionado às questões ambientais e, para a diretora Adalgisa da Silva, a intenção é formar adultos responsáveis e conscientes sobre a importância da preservação ambiental. “É importante que desenvolvam, desde a infância, conteúdos significativos e contextualizados, para garantir a preservação do meio ambiente e amenizar efeitos negativos da ação do homem, trabalhamos assim com todas as turmas e interdisciplinarmente”, explica ela. Confira as diferentes ações em cada turma:

Berçário I

Alunos são estimulados através da música, que colabora com o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico. As atividades voltadas ao canto e dança contam com orientação das professoras Elena Berguesan e Silvana Bridarolli.

Maternal I

No período matutino, a professora Maria Isabel Dias elaborou uma sequência didática, através do filme João e o Pé de Feijão. A sessão proporcionou momentos de interpretação, pintura e montagem de personagens da história e ainda a germinação de feijões.

Maternal II

Já no período vespertino, ocorrem aulas práticas fora de sala, durante passeios próximos ao CEI, para que alunos possam recolher lixo jogado em locais não apropriados. As professoras Jamila Peron Lança e Tayse Kubichen também organizam rodas de conversa para aprendizado sobre lixo orgânico e não orgânico.

Outra atividade foi uma contação de história, para que as crianças confeccionassem peças que representaram o planeta Terra, com colagem de animais e plantas. A conclusão foi de que o mundo com lixo “fica triste e doente”.

O projeto está em andamento e contará também com plantio de flores, que serão entregues em passeio ao viveiro de mudas. As crianças cultivarão as mudas no CEI e terão a oportunidade de observar e colaborar com o desenvolvimento das plantas.

 

Pré I

A professora Adriana Schell Felácio abre espaço à curiosidade das crianças, através do Projeto Vida de Inseto, que permite diversas descobertas, com exploração, investigação, coleta, estudo e pesquisa. Nesse caso, houve a montagem de um insetário, com colaboração de alunos e pais, onde todos podem observar a vida dos insetos, de forma segura e supervisionada.

 

Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA MIRIM DOCE

Contato:

 

Djenifer May

Jornalista Profissional 0003924/SC

(47) 99681-3854

djenifer@conectemidia.com