Crianças da educação infantil visitam padaria.

Com apoio da Secretaria de Educação de Mirim Doce e parceria dos pais, segue o projeto “Pé na estrada: conhecendo e valorizando as profissões”, das Professoras Adriana Schell Felácio e Tatiane Tontini.

As crianças da turma do pré I, do Centro de Educação Infantil (CEI) Martha Wulff Zimmermann, de Mirim Doce, tiveram a oportunidade de conhecer a Panificadora, Confeitaria e Lanchonete São Cristóvão, onde foram recebidos com muita atenção e carinho pelos proprietários Pablo Eduardo Feuzer e Rafaela Formigari.

A visita das crianças não ficou restrita à observação dos produtos ofertados, puderam degustar um delicioso lanche, graças à parceria e contribuição espontânea dos pais/responsáveis, causando grande expectativa, pois o estímulo foi muito motivador com aceitação unânime. As crianças se divertiram e conheceram muito do universo da panificação e confeitaria.

Segundo a diretora Adalgisa Alves da Silva, “quando saímos da sala de aula e levamos as crianças para ambientes diferentes, como a padaria, é possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades”. Ela frisa ainda que o projeto tem orientado e ensinado às crianças a maneira correta de manipular os alimentos, noções básicas de higiene, assim como o desenvolvimento de diversas receitas.

Para além desta visita, em sala, as crianças exploraram a história “O Sanduíche da Maricota” e aprenderam mais sobre o pão que resultou em deliciosos sanduíches naturais, que as crianças puderam saborear. 

Os ingredientes do sanduíche natural foram divididos em pratos, onde os pequenos tiveram a oportunidade de criar de acordo com sua fome e gosto deliciosos sanduíches, com tudo que queriam e do jeito que queriam para matar a sua fome. 

É por meio de atividades práticas que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos. Portanto, incorporar práticas no dia a dia da educação infantil é vital para o desenvolvimento das crianças.

Para a professora Adriana, “a ênfase da educação infantil é estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar”.

A parceria existente com os pais e toda a família é fundamental. Demonstrar interesse, estar integrado ao ambiente escolar e conhecer os projetos trabalhados com a criança, como acompanhá-la na sua rotina, é essencial em seu processo de aprendizagem.

Ao perceber que os pais e familiares se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança sente-se valorizada, se desenvolvendo de forma segura e com boa autoestima.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. Neste processo ganha a criança, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores.

 

Contato: Elaine Borghesan, secretária de Educação de Mirim Doce 9 9621-0893

Foto: DIVULGAÇÃO