Mirim Doce se organiza para conferência dos direitos da criança e do adolescente.

Representantes de entidades envolvidas com a criança e o adolescente participaram, na segunda-feira, dia 9, de uma reunião em Mirim Doce, para organização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O encontro ocorreu na sala multiuso do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente e do tema central da conferência, que será Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. À frente da palestra esteve a assistente social Quéli Flach Anschau, que é doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina. 
Já a conferência em Mirim Doce está marcada para o dia 20 de agosto, a partir das 8h30, no Centro de Convivência do Idoso. “Essa primeira reunião foi uma capacitação de rede, também discutimos a metodologia a ser adotada no dia da conferência e dividimos tarefas”, explica a secretária de Assistência Social, Gisiéli Simplicio Caetano. 
As conferências são abertas ao público, para que possam indicar demandas locais, que serão levadas às esferas estadual e federal. Nesse caso, haverá espaço para que crianças e adolescentes do município possam se expressar. “O dia da conferência será mais focado na criança e adolescente, com palestra de linguagem lúdica e perguntas sobre o que fariam se fossem prefeitos, por exemplo”, aponta Gisiéli.

Além do tema central, a conferência também abordará os seguintes eixos temáticos:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e adolescentes.