Aprovado o Plano de Contingência Municipal de Mirim Doce

c

Na noite de terça-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores de Mirim Doce, estiveram reunidos os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil, voluntários, servidores municipais, autoridades e a comunidade para explanação prévia e aprovação do Plano de Contingência Municipal.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Adir Tibes Granemann, apresentou o histórico de desastres climáticos com registro no Sistema Nacional de Defesa Civil, para que os presentes pudessem adicionar eventos que eventualmente não tenham sido registrados. Uma das sugestões propostas estava relacionada ao tempo de mobilização dos órgãos envolvidos no plano. Por exemplo: para melhor capacidade de resposta há necessidade de integração com a brigada de bombeiros militares de Taió, já que os bombeiros de Mirim Doce são voluntários e precisam da presença de um bombeiro militar para atuarem.

Foi discutida ainda a necessidade de infraestrutura de monitoramento, com pluviômetros instalados facilitando o cumprimento dos prazos de alarme. Adir apresentou os gatilhos que disparam os alertas para chuvas. “Fica definido que como eventualmente o monitoramento dos pluviômetros possa estar comprometido devido a danos nas comunicações, o monitoramento do nível do rio no centro da cidade deve servir como alternativa”, explica.

Outras questões previstas no Plano são as estruturas de maquinários, abrigos públicos, funcionários da prefeitura e voluntários a serem mobilizados no caso de desastre. “Eventualmente as equipes estarão desfalcadas, pois os próprios servidores são membros da comunidade e correm o risco de também serem severamente atingidos. Uma medida para mitigar esse risco é dar ampla divulgação ao Plano de Contingência, podendo então sensibilizar o voluntariado”, ressalta Adir.

O Plano destaca a responsabilidade de quem deve fazer o serviço de cadastramento de famílias atingidas. Um trabalho prestado pela equipe da Assistência Social, que faz a distribuição dos donativos em casos de necessidade. Foi discutida também qual a responsabilidade do setor público em prover ajuda humanitária, o que é confundido pela comunidade com a responsabilidade pela reposição de bens materiais privados eventualmente perdidos, o que fica fora dos limites de atuação do governo.

Para finalizar, foram apresentados três vídeos sobre como a existência ou não de planejamento e organização em situações de crise podem fazer a diferença. Realizadas as atualizações necessárias, o Plano foi considerado satisfatório pelos presentes e, com a inclusão das propostas apresentadas na reunião, foi aprovado. “Agradeço a ajuda e o empenho na elaboração do Plano do engenheiro civil Ederley Bruno Müller da Silva e demais funcionários da Prefeitura, do secretário da Câmara, Jaime Odorizzi e do Executivo Municipal”, finaliza Adir.

INFORMAÇÕES: Defesa Civil de Mirim Doce

Fotos: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA