Agricultores conhecem cooperativa e propriedades rurais em Tunápolis.
Um grupo de quase 40 pessoas, formado por agricultores de Mirim Doce e Taió, viajaram a Tunápolis, cidade que fica no oeste de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a atuação de uma cooperativa e produtores de leite da região. Além dos agricultores, fizeram parte das visitas o engenheiro agrônomo da Epagri, Ricardo Probst, o vice-prefeito de Mirim Doce, Antônio Carlos Kestring, e a diretora de convênios da Secretaria de Agricultura de Mirim Doce, Cássia Fernanda da Silva.
Em Tunápolis, a primeira visita ocorreu na Cooperativa dos Produtores Rurais da Microbacia do Lajeado Perau (COOMILP), que integra agricultores familiares para venda coletiva de leite a um laticínio da região. Além disso, a cooperativa conta com laticínio próprio e os agricultores do Alto Vale do Itajaí tiveram a oportunidade de conhecer a organização dos cooperados para a compra coletiva de insumos.
O grupo também esteve em duas propriedades rurais voltadas à produção de leite. Na primeira delas, foi demonstrado como é possível viabilizar a atividade, mesmo em áreas consideradas pequenas, já que no Alto Vale grande parte das propriedades é de pequeno porte. Outra visita ocorreu em uma propriedade maior, para que o grupo conhecesse os bons resultados do processo de semeadura e o plantio de forrageiras de inverno. A Epagri viabilizou a viagem, com recursos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), através de um projeto de assistência técnica.
Contato: Ricardo Probst, engenheiro agrônomo da Epagri 3565-0252
Foto: DIVULGAÇÃO
Djenifer May
Jornalista Profissional 0003924/SC
(47) 99681-3854
djenifer@grupoconectemidia.com.br