Secretaria incentiva cultivo de pastagem perene de verão

A Epagri, através de projeto subsidiado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e com a colaboração da Secretaria de Agricultura de Mirim Doce, incentiva agricultores do município a implantar o cultivo de pastagens perenes de verão.

Além da organização de uma reunião técnica sobre o assunto, mudas são entregues a produtores interessados no cultivo. “A Secretaria de Agricultura cedeu uma caminhonete e fomos a Taió, em uma propriedade que já tem a pastagem cultivada, onde conseguimos as mudas”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Ricardo Probst.

Os produtores de leite Antônio Júnior e Jaqueline Ramos, da localidade de Serra Chata, receberam mudas de capim elefante, cultivar pioneiro, e capim elefante anão, cultivar kurumi.

De acordo com Probst, a iniciativa se estenderá a outras propriedades. “São produtores atendidos pela Epagri, aos quais eu faço visitas”, afirma ele. “As pastagens perenes de verão possuem alto potencial produtivo e qualidade, que aumentam a taxa de lotação das pastagens no verão, período em que parte da propriedade é utilizada para cultivo de milho, para silagem e grãos”.